A primeira coisa que temos que ter bem claro é: quem são os clientes sem paciência?
A resposta é: TODOS e vou explicar rapidamente o porquê.
Tudo hoje é rápido, aperto um botão a TV liga, envio um WhatsApp para o Japão e em questão de segundos chega, dígito qualquer coisa no Google e ele me retorna, enfim, tudo está rápido demais. Sem contar a quantidade de informações a que temos acesso que nos trazem a sensação de que estamos sempre desatualizados e precisando correr!
Então não espere que eu tenha paciência, nem você, nem ninguém, trabalhe para aliviar este efeito e aqui vão algumas dicas práticas:
* Se comprei com você e não pude levar na hora, me ligue, mande um WhatsApp, e-mail, sinal de fumaça, que seja. Seja lá o que for, antes de eu te ligar perguntando se já chegou, ligue se for o caso todo dia dizendo, faltam 3 dias, faltam 2, falta 1e principalmente, ligue quando chegar, cara pálida.
Exemplo disso é o Fedex que envia um SMS para o destinatário e remetente dizendo onde está a encomenda, e dizem se sua encomenda acabou de ser colocada no caminhão e está indo para tal lugar. Dessa forma você preenche a ociosidade com informação e ajuda anestesiar minha falta de paciência.
* Se a pessoa tem que aguardar para ser atendida na sua empresa (isso não é bom), e não há outro jeito, dê a ela o que fazer, seja revistas, jogos, ou mesmo informação de quanto tempo falta para chegar a vez dela, o problema não é só esperar, é esperar sem ter nada para fazer.
* Por último, dê um jeito de mostrar para o seu cliente enquanto ele espera que você está trabalhando para ele esperar o mínimo possível, ele não é Pai nem a mãe Dinah para adivinhar, e não espere ele perguntar.
Se cuidarmos disso certamente teremos um bando de sem paciência falando maravilhas de nós, pois apesar de sem paciência nós não somos sem consideração e veremos seu esforço para que nós estivéssemos informados enquanto aguardávamos.
Que nossas pegadas sejam marcas de um caminho de sucesso!
Let’s Grow
Rafael Régis Somera